sábado, 23 de fevereiro de 2013

A JABUTICABEIRA

 

 

                                                 A JABUTICABEIRA

Um jovem se aproximou de um senhor idoso e perguntou:
- Que planta é esta que o senhor está cuidando?
- É uma jabuticabeira - respondeu o velho.
- E ela demora quanto tempo para dar frutos?
- Ah, pelo menos uns quinze anos - informou o homem.
- E o senhor espera viver tanto tempo assim? – indagou irônico, o rapaz.
- Não, não creio que viva tudo isso, pois já estou no fim da minha jornada, disse o ancião.
- Então, que vantagem você leva com isso, meu velho?
E o velhinho respondeu calmamente:
- Nenhuma, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticabas se todos pensassem como você...
Que seria de nós, se não plantássemos hoje a semente que servirá de alimento amanhã?
Não podemos estar voltados somente para nós mesmos. Temos que pensar, também, nas gerações que estão por vir.
Temos que dar nossa colaboração. Muitas medidas tomadas hoje repercutirão no futuro.

Tomara que você sinta orgulho de poder fazer, de alguma forma, parte dele e ter dado a sua contribuição.

71 comentários:

  1. Eu entendi que devemos ajuda atodos por que pode faser o bém para todos eu também achei o jesto que o velho fes muito bonito pois ele cuida da árvore e sabe quado ela da fruto ele não irá esprimenta então devemos ajudar á todos
    sem ver o que vomos reseber.
    aluna:Gislaine
    série:8ºC

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi que todos nos devimos agir como o velhinho o gesto dele foi muito bonito muita gente nao tem coragem de fazer isso ficar cuidando de um pe´ de JABUTICABA TEMOS QUE DAR NOSSA COLABORACAO MUITAS MEDIDAS HOJE REPERCUTIRAO NO FUTURO
    ALUNA;CRISTYNA
    SERIE;8C

    ResponderExcluir
  3. Uma liçao aqule jove aprendeu que sirva para outras pessos o que se planta Hoje pode ajudar o amanhã mesmo se demorar 10 anos.GABRIEL DE OLIVEIRA LIMA 7º ANO A

    ResponderExcluir
  4. QUE um idoso estava cuidando de um pe de jabuticaba e aprocimou se jovem e perguntou cantos ano da fruta uns 15 anos nigem tem tempo de cuidar de um pe de jabuticaba

    Weslei santos de souza 7º ANO A

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que o senhor estava, falando ,para nos não olharmos só para nos mas,tambem para as outras,pessoas e que o orgulho,fasa uma contribuição,e temos que colaborar,com as pessoas que olhan para nos.

    joel
    6ª ano a

    ResponderExcluir
  6. Eu entendi que esse texto esplica que uma jabuticabeira
    demora 15 anos para nascer.E esse texto tambem tras uma mensagem.Karine Mayara 6ºano A

    ResponderExcluir
  7. Eu entendi que agente nâo pode sobre viver mais as árvores podem entaõ se agente cuidar delas ela pode sobre viver.

    Karine Neubauer Sant,ana
    6ºa

    ResponderExcluir
  8. eu em temdi que o velinho esta cuidando
    jabuticabera para quando da frutas nos comer
    por que o fruturo estar paravi

    ResponderExcluir
  9. eu em tendi que o velinho estava cuidando jabuticabeira para quaNdo da frutas nos COMER por que o fruturo ESTA paravim


    ALUNO-WILLIANS COSTA LEONARDO



    PROFESSORA-NAIR

    7ºANO A

    ResponderExcluir
  10. Eu entendi que devemos plantar para colher no dia do amanhã, e o senhor queria mostrar para gente que o mundo não é feito só do presente e sim do futuro e mesmo que era uma jabuticabeira ou outra planta qualquer faz e fará um bem para a natureza e muito mais para gente então você ai que joga lixo na rua comece a pensar no mal que vocẽ estar fazendo para você e para a natureza então em vez de fazer um mal para sociedade plata uma plantainha e estará fazendo um grade bem para sociedada. Eloina Macedo Da Silva . 6º ano a.

    ResponderExcluir
  11. Eu intemdi que um jovem se aproximou de um senhor e perguntou o que o senhor esta fazendo.E o velho respondeu que estava cuidando de uma jabuticabeira e o jovem perguntou quanto tempo a jabuticabeira demorava para dar frutos o velho respondeu pelo menos uns quinze anos .E o rapaz perguntou para o senhor se o senhor espera viver tanto tempo assim . Não não creio que não viva tudo isso pois ja estou no fim da minha jornada disse o ancião o jovem disse que vantajem voce leva nisso meu velho. A vantajem plantar hoje a semente que servira de alimentos amanhã.Temos que pensar tambem nas geraçães que estão por vir.
    LETICIA 6ºA

    ResponderExcluir
  12. Eu entendi que a jabuticaba é uma fruta de uma jabuticabeira e que o idoso fes muito bem de cuidar da jabuticabeira e esse menino é muito curioso deve que o idoso também achou e eu descubrir que a jabuticaba demora 15 anos para dar os frutos eu só não entendi a pergunta do menino - E o senhor espera viver tanto tenpo assim? e o idoso respondeu que não cre que viva tudo isso e o menino fez outra pergunta - Então que vantagem você leva com isso,meu velho?e o idoso respondeu -nenhuma,rxceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticabas se todos pensassem como você...é muito bonito o que o idoso disse que se não plantássemos hoje a semente que servirá de alimento amanhã? Karine Tostes 6º Ano A

    ResponderExcluir
  13. eu entedi que o velhio res pondeu que eu pran tei ope dejabuticaba mas demorou muito para dar abuticaba ele fafou pra mosa que ele par tou eagora esta cheia valeu demora aline 7° ano b

    ResponderExcluir
  14. eu entendi que precisamos ter pensamentos mais firmes,pensar mais positivamente e nunca deixar de fazer alguma coisa por causa da idade,porque nunca somos pequenos demais que não possamos aprender e nem tão velho que possamos ensinar
    ISABELA
    7º ANO A

    ResponderExcluir
  15. A JABUTICABEIRA
    Eu entendi que um jovem perguntou para um velho.
    Que planta e essa que o senhor cuida?
    E uma jabuticabeira. O velho respomdeu.
    O que seria se agenti nao plantace hoje para colher amanha.
    7°ANO B ROBERT MENDES FERREIRA

    ResponderExcluir
  16. QUE um jovem pençava de forma diferente de pensa
    ALITON JÚNIO

    ResponderExcluir
  17. Luana patricia alves ahnert5 de março de 2013 às 04:35

    Eu entendi que o jovem disse que a jabuticabeira iria servir como alimento no futuro,e que todos deverian plantar.
    E tambem ninguem iria passar fome todos ficarian sempre de barriga cheia.

    ResponderExcluir
  18. A jabuticabeira
    Este texto diz que nao podemos estar ligando so para nos mesmo .temos que pensar também,nos outros e nas geraçoes que estao por vir.
    Temos dar nossa colaboração .muitas medidas tomadas de hoje repertirão no futuro.
    Meiriane 7ºb

    ResponderExcluir
  19. Eu entendi que o homen nao viveria ate a jabuticabeira dar frutos.

    Luana patricia alves ahnert 7ºB











    ResponderExcluir
  20. Esse texto trouxe para mim que as pessoas não sabem o dia de amanhã se precisarão de alguma coisa, por isso a gente tem que se aprevinir para o amanhã se a gente cuidar ou guardar não vamos enfrentar nenhuma crise. MAYCON VENICIO 7ºANO A

    ResponderExcluir
  21. Eu entendi que se as pessoas nao tivesse plantado as semente hoje nós nao teriamos nem uma fruta.
    Walisson Gabriel
    7ºa

    ResponderExcluir
  22. Eu entendi que não devemos pensar em nos mesmo mas sim nas outras pessoas,é
    como o idoso disse no texto temos que plantar hoje para colher amanhã o idoso
    podia não estar ali quando o jabuticabeiro desse frutos mas ele sabia que teria outra
    pessoa ali para colher os frutos.
    Dheverson Lopes Justino

    ResponderExcluir
  23. eu entendi que nao devemos pensar nas outras pessoas ,e com oidoso dise no testo temos que plantar hoje para colher a manhan a jabuticaba dese fruto mas ela sania queria outra pessoa ali paea colhar os fruto
    Jonas de souza viera 7a.

    ResponderExcluir
  24. eu entendi que nois tei que peas em nois mais nas outras pessoas como pessoas de idade ecuidar mais dos idoso iso pode ajuda poriso ese fruto pode ajudar. ROBERT 7a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A jabuticabeira demora uns quinze anos -informou o homem. O velho disse o que seria de nos, se não plantassemos hoje a semente que serviria de alimento amanhã. temos que dar nossa colaboração. Muita medidas tomadas hoje repercutiram no futuro. tomara que sinta orgulho de poder fazer, de alguma foma, parte dele e ter dado a sua contribuição.
      Ana Lucia 6º c

      Excluir
    2. Bom! Olha a ortografia! ROBERT - 7A

      Ótimo! Olha a ortografia! Ana Lucia 6 C

      Excluir
  25. eu entendi que um senhor plantou uma jabuticabera que para produsi demorava 15 anos e ele nao saberia se conseguia ve-la fomada dano fruto camila 7ano b

    ResponderExcluir
  26. eu entendi que ten coisa que fasemos hoje repercuti no futuro e no futuro teremos que se orgulha com o que fasemos hoje oseias 6 ano c

    ResponderExcluir
  27. nao devemos pensar em nos mesmo devemos senpre pensa no prosimo devemos pensa que oque sobra hoge podi fauta amanha e se nos nao presisarmos com sertesa o prosimo presisara edivane 7 ano b

    ResponderExcluir
  28. DEVEMOS PLANTAR HOJE,PARA COLHER AMANHAM.MIRIAM 7º ANO B

    ResponderExcluir
  29. ajemte de plantar hoje para colher amanham porque se nao plantamos nada nao colhemos amanha

    ResponderExcluir
  30. eu entendi que o senhor plantou a jabuticaba e estava cuidando dela ate ela crescer e um homem passou por la e perguntou para o velhinho quantos anos demora para ela crescer e o velhinho falou demora uns quinze anos informou o homem .o velho disse o que seria de nos se nao plantase.
    sara 6ºA

    ResponderExcluir
  31. O homem faz muito bem em fazer aquele comentário pois se ninguém cuidar das arvores não existiria arvores e ninguém comeria frutas .
    Nome Micaele De Oliveira Costa
    Turma 7º ano A

    ResponderExcluir
  32. Esse texto fala sobre um velho que estava cuidando de um pé de jabuticabeira e ele
    fala para o menino que devemos plantar para que os descendentes venham a plantar para preservar o meio ambiente.
    7ºMICHELI

    ResponderExcluir
  33. Um jovem proximou para um senho de idade que pranta é essa ,senhor -respodeu ao jovem, que era um pé de jabuticabeira.
    mais eu cuido dele com muito cuidado.
    POR QUE um dia mois pode pricisa dessa fruta um dia por exemplo a malhã.
    .
    Geise Cristina

    6ºa

    ResponderExcluir
  34. A JABUTICABEIRA
    E o senho espera viver tanto assim e o idoso respodeu que ao viva tudo isso e o menino fez outra pergunta.Entaõ que vontagem voce leva com isso eu cada veis que eu cudo das plantas eu sito bem.
    GEISE CRISTINA 6°A

    ResponderExcluir
  35. A jabuticabeira
    Eu entendi sobre o texto , que nós devemos cuidar das plantas para que elas possam
    produzir frutos , e também para que possamos respirar ar puro no futuro e também no
    presenta .

    Jhonatan Dionizio da Silva Antunes de Lima 6º ano c


    ResponderExcluir
  36. A jabuticabeira
    Eu entendi sobre o texto ,que devemos cuidar das plantas para que no futuro possamos colher frutos para nós e para os outros .
    E também para a nova geração que ira chegar.

    Douglas Oliveira de Souza
    6° ano "c"
    Professora Nair da Silva .

    ResponderExcluir
  37. A JABUTICABA
    A JABUTICABA É MUITO INTERESSANTE ELA DA MUITOS FRUTOS E TEMBEM EU
    ENTENDI SOBRE O TEXTO QUE DEVEMOS CUIDAR DAS PLANTAS PARA QUE NO
    FUTURO POSSAMOS COLHER FRUTOS PARA NÓS E PARA OS OUTROS E TAMBÉM PARA A NOVA GERAÇÃO QUE IRA CHEGAR.
    ALINE 6º ANO C

    ResponderExcluir
  38. A JABUTICABEIRA Eu entendi que devemos cuida das semente para ter no futuro e plantar e colher muito fruto .no texto o velhinho disse para produzir uma jabuticabeira é preciso espera 15 anos.a gente não vai precisa dos fruto hoje mais aqui 15 anos nós vai precisar . Paloma vitória. 6º ano c

    ResponderExcluir
  39. É que um dia um jovem se aproximou de um senhor idoso, e perguntou que planta que o velho estava cuidando, e o velho respondeu que era um jabuticabeira o jovem tornou a perguntar, que ela demora quanto tempo para dar frutos, o velho respondeu que pelo menos 15 anos, o jovem cheio de duvida perguntou, que o velho esperava viver estes 15 anos, o velho com paciência responde que, já estou no fim da minha jornada e o rapais torna a perguntar que vantagem ele leva com o pé de jabuticaba, o velho responde que nenhum, exceto a vantagem de saber que ninguém colheria jabuticabas se todos pensassem como você. E por isso que temos de plantar frutas não pensando para nós chupar mais sim para as gerações que estão por vir.
    Elorayne 6º C

    ResponderExcluir
  40. Um dia um jovem chegou a um velho e falou:
    - Que planta é essa que você está plantando e o velho disse:
    - É uma jabuticabeira E quantos anos Ela demora para produzir e o velho respondeu:
    - Mais o meno quinze anos - informou o homem.
    E você depende viver tanto tempo assim.
    E o rapaz disse: que vantagem você leva com isso, meu velho?
    E o velhinho respondeu calmamente: Exceto a vantagem de saber que ninguem colheria jabuticabas se todos pensassem como você.
    temos que dar nossa colaboração
    muitas medidas tomadas hoje repercutirão no futuro.
    tomara que você sinta orgulho de poder fazer, de alguma forma, parte dele e ter dado a sua contribuição

    Rosicleia 6º ano C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela demora para dar frutos quimze anos para da nigem cohesia a jabuticaba se não platra amamha não colhera se plantra vai ter a limeto ELIZANGELA 6º C

      Excluir
    2. Bom!! Mas olha a sua ortografia!Rosicleia 6º ano C

      Bom!! Mas olha a sua ortografia!ELIZANGELA 6º C

      Excluir
  41. 9//




    eu entendi que devemos plantar hoje para colher amanha





    }
    qa


    ResponderExcluir
  42. Eu entendi que o senhor estava, falando ,para nos não olharmos só para nos mas,tambem para as outras,pessoas e que o orgulho,fasa uma contribuição,e temos que colaborar,com as pessoas que olhan para nos.

    7°E

    ResponderExcluir