sábado, 5 de maio de 2012

O Sapo e a Borboleta




Esta é a história de Priscila Buterfly que nasceu e viveu na floresta de Florzi junto ao mar e ao lago verde-musgo.
Não, ela não era bonita quando nasceu. Ela era muito feia. O seu cabelo quebra pente era amarelo e marrom misturado e seus dentes eram muito dentro da boca, fazendo parecer rindo todo tempo. Raposas, coelhos e jacarés tinham medo dela.
Ela vivia pela floresta colhendo lenha para o fogão da mãe. Nunca ninguém brincava com ela, porque ela não tinha tempo. Quando não apanhava lenha, então carregava água ou então cuidava dos irmãos menores.
Não podia ir até o mar, onde a floresta terminava, porque os meninos atiravam pedras nela, então corria para dentro da floresta e se escondia.
Aos treze anos levou um grande susto. Quando olhou para dentro do lago verde-musgo, ela viu um rosto refletido na água. Descobriu que o rosto era o seu. Então ela percebeu que os meninos tinham razão para enxotá-la. E ela foi reclamar com a sua mãe e sua mãe levou-a até o quintal. Olhando bastante para as folhas conseguiu achar uma lagarta. A mãe explicou que aquela lagarta horrível ao sair do casulo seria então uma linda borboleta. E disse para Priscila que ela ficaria tão linda quanto uma borboleta. “Nós podemos ser feios, mas depois ficamos lindos”. Priscila sorriu e se sentiu feliz esperando que o tempo ao passar a fizesse bonita como as outras meninas. Mas ela não olhava mais para dentro do lago verde musgo.
 Um dia ao apanhar lenha na floresta, viu um menino olhando para o lago verde-musgo. Ela quis saber dele, o por quê de olhar tanto para aquele lago. Ao chegar perto do menino, descobriu que ele era um dos quatro que sempre lhe jogava pedras. Então ela correu e se escondeu atrás das árvores. Quando o menino escutou o barulho de folhas se movendo, olhou para trás e conseguiu ver parte do vestido roxo listrado de branco de Priscila. Então ela notou que ele não olhava mais para o lago. Ele olhava sempre para o local em que ela estava escondida. Então não quis mais sair de trás da árvore, porque ele não mais desviava os olhos dali. Mas ela viu que ele estava só e por isso perdeu o medo. Os outros meninos malvados não estavam ali. Mesmo assim ela achou melhor não sair dali.  Mas lembrou que a mãe a esperava com o feixe de lenhas para fazer a janta. Mesmo assim, não conseguia sair dali. "E se os meninos malvados aparecerem?" – pensava ela.
- Priscila! - gritou o menino.
Ela levou um grande susto porque nunca havia ouvido alguém gritar seu nome, exceto sua mãe. O pai ela não conheceu, havia sido morto por um leão.
Priscila Buterfly! - gritou mais uma vez o menino.
Agora o susto foi maior, porque nem mesmo sua mãe gritava seu nome assim. Ele estava agora em pé e de costas para o lago. E ela resolveu aparecer. Gritou:
O que você quer?
Ele levou tempo para responder. Quase um minuto para responder.
Preciso falar com você!
Ela saiu lentamente por detrás das árvores. Neste momento ela leva outro susto. Uma borboleta azul pousa rapidamente em seu nariz. Quando ela levanta as mãos, a borboleta voa e some no meio das árvores. Ela, Priscila, anda bem devagar em direção ao menino, mas pára a cinco metros de distância. E diz:
- O que você quer?
- O que você acha de mim?
– Um sapo!!!
Ele abaixa a cabeça tristemente.
Eu disse um sapo! – grita ela, - tem um atrás de você!
Ele pula para o lado. O sapo se assusta e pula no lago. Ele levanta a cabeça e diz:
– Pensei que o sapo era eu...
- E o que você acha de mim? - pergunta Priscila.
– Muito linda! - diz ele.
– Mentira! Eu não sou linda!- Retruca Priscila.
Ele aponta para a borboleta azul voando atrás dela.
- Tenho de ir, minha mãe me espera com a lenha! – diz ela.
Ele se abaixa para apanhar a lenha e se oferece para levar. Carrega a lenha no ombro pela trilha da floresta. Enquanto andam pela floresta, ele a convida.
–Vamos ao mar?
– Sou muito nova para amar!
– Eu disse vamos ao mar!
- Ela entende e diz – Minha mãe é quem sabe!
 O dia amanheceu lindo com o sol vermelho por trás das serras e um céu cor de anil, azul bem escuro. Algumas nuvens bem brancas espalhadas pelo céu azul. Todas as crianças, seus irmãos pequenos estavam prontos para o passeio. Até a mãe de Priscila também queria ver o mar. Finalmente ela iria esquecer um pouco o fogão de lenha e a choupana no meio da floresta. Quando chegaram finalmente ao fim da trilha, com o final da trilha surge o mar.
As crianças pequenas ficaram encantadas com o mar e uma delas correu em direção a ele. Outra ficou agarrada a saia da mãe rindo muito de alegria. E o menorzinho chorou, mas era um choro de alegria. Porque enquanto chorava também sorria. A mãe de Priscila viu quando os quatro meninos apareceram e disse.
– Lá vem os quatro meninos malvados!
Priscila responde:
– Não mãe, agora só três são malvados, o mais lindo é muito bom!
Os quatros chegaram devagar... Quando um deles se aproxima de Priscila Baterfly, então a olha por um minuto e dá um sorriso e ela também sorri para ele. Os outros três ficam de longe observando sem nada entender. Não quiseram mais a amizade daquele que se aproximou de Priscila.
Por algum tempo ficaram ali próximo ao mar mas depois foram embora. Priscila correu na beira do mar e também fez um lanche junto dos seus irmãos e do novo amigo. Ao jogar para ela uma bola feita com pano e folhas ele lhe diz:
- Ontem você não me chamou de sapo, certo?
– Mas se eu te der um beijo você se torna um príncipe! E... daquele dia em diante, realmente ela o viu como um príncipe. Mas agora ela se via sempre no lago e no mar e, quando se via no espelho da água, se via cada vez mais linda e agora tinha a companhia de raposas, coelhos e jacarés.
 Com quinze anos ela via o príncipe como um sapo novamente e vivia conversando com os três malvados que como raposas, coelhos e jacarés tinham a sua companhia.
Todos os meninos gostavam dela. Todas as meninas estiveram em sua festa.  Cada um deles levou um presente para ela. Ela era odiada pelas meninas por ser a mais bonita da floresta.
O sapo já não aparecia por um bom tempo. Por pouco tempo ele foi um príncipe para ela. Mas ela preferiu a amizade de todos em vez do amor dele somente. Quando lembrava dele só lembrava do lago verde-musgo. Dos outros meninos malvados lembrava o mar de Florzi.
Esta foi a historia de Priscila Buterfly que nasceu e viveu na floresta de Florzi. Morreu com febre aos trinta anos numa casa abandonada. Seus irmãos não quiseram saber dela porque a consideravam ingrata.
Sua mãe havia sido morta por jacarés. Priscila Baterfly morreu muito feia e por isso os meninos malvados não quiseram vê-la mais.   
                                                           Ribeiro Braz

36 comentários:

  1. Quando agente tem algum amigo feio não podemos despresar pela sua aparencia porque todos somos iguais seja branco preto amarelo azul não importa a cor porque todos nos somos seres humanos.
    alunu;Getulio
    serie;9º ano

    ResponderExcluir
  2. Bom na verdade o mesmo o que aconteceu com a priscila,acontece com qual quer um .Oracismo esta em noso vedor,ex: na escola,na rua, emclusive em nosa sociedade,naverdade como prisciola qualquer um é capaz de venser oracismo.Aluna:josiele silvestre de jesus calossa.9º ano A.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Eu achei esse texto muito original por que alem de não especialmente alguém Pricilla foi muito ingrata............
      realmente com o seu amigo e sua familia.
      aluna: solange
      série: 8º ano A

      Excluir
    2. os sapo a borboleta uma historia das uma bonita casa na mata muito legal bas cada flores froresta nada lasça as cama nas ruas muito bem as coisa nas as balas dele laçamento mamae queridas as gatos.GEIZIANE

      Excluir
    3. Bom! Solange - 8º A
      Bom!! Geiziane mas a grafia...

      Excluir
  4. eu achei essa historia muito triste fiquei com dO do sapo porque a borboleta nao quis ficar com o sapo preferiu
    seus amigos.
    aluna:daniela 7 ano c

    ResponderExcluir
  5. Eu achei que o que estava acontecendo na historia éra uma descriminação.Por que niguem é melhor do que o outro.

    aluno:kaique caldato

    série:7 B

    data:23/05/2012

    ResponderExcluir
  6. Maria gabriely Posse23 de maio de 2012 às 19:14

    esse texto é ótimo pois nos mostra que não devemos nos julgar ou julgar nosso próximo por sua aparência pois perante a lei de deus somos todos iguais não importa a cor,a crença,a condição finenceira e que as vezes as pessoas mais feias um dia podem virar as mais lindas de todas!!!!


    Maria Gabriely Posse de souza,8º ano"b"..........♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  7. ADOREI A HISTORIA MAS ACHEI RUIM ELA TE DESPRESSADO O AMOR DE SEU AMIGO.
    E A MORTE DELA FOI BEM TRISTE SEM NINGUEM POR PERTO.
    POR ISSO NAO DEVEMOS DESPREZAR O AMOR DE NINGUEM .
    ALUNA= JULIANA GUIMARAES LIMA
    SERIE 8° A

    ResponderExcluir
  8. sirleia da silva paula28 de maio de 2012 às 05:50

    Esse textoémuito enteresente porque a borboleta pensava que era feia mais não era porque os meninos tacava pedra nela por isso ela achava que os meninos tacava pedra nela so porque era feia.Mais a aparençia engana po isso nunca devemos fazer o mal para ninguen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse texto é muito interessante por que nao existe ninguem feio nem bonito porque alguem me acha bonita outra pessoa não acha por isso nos devemos valoriza.

      Excluir
    2. ALINE MENDES SOARES29 de maio de 2012 às 05:29

      Eu achei esse texto muito é como eu devo dizer bom é interressante como uma lição pra nós não termos preconceito de ninguém não rir não caçoar mas sim ajudar a pessoa que se sente dessa forma mas eu acho que ninguém deve se sentir assim por ninguém e feio são só os olhos daquela pessoa que não o aham bonito. Por fora podemos ser belo ou feio mas o que esta em nossos corações é o mais importante.
      aluna:ALINE MENDES SOARES.
      série: 8 ANO "B".

      Excluir
    3. Ótimo!!! Sirleia - 7º C
      Parabéns!! Aline - 8º B

      Excluir
  9. Aquelas pessoas que acham muito,porque sao mais bonitas do que as outras sempre tem um fim ruim...tendo cara de santa mais nao e ,isso sempre prejudica as amisades os relacionamentos com outras pessoas..O papel de todos nos na terra e ajudar nao pisar nao estragar mais e simplesmente ser humilde,porque o que e da genta ta guardado....Aluna:jamilly kemilly Ano:9A.....

    ResponderExcluir
  10. Eu entendi que a menina sempre se olhava do lago e via que ela era feia e os meninos sempre tirava sarro dela,ate que um dia um desses meninos olhou para ela e viu que ela nao era tao feia,ate que um dia ela morreu e nem um dos menino foi ver ela.
    O texto mostra que nao podemos deixar de ser amigo de uma pessoa so porque ela e feia ou se ela tem problemas.
    Aluna:Angelica Almeida Ambrozio
    Serie:7 ano B

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei desse texto porque ele ensina as pessoas a não se achar feia porque no mundo não esiste pessoas feias mas so; porque ela e de cor diferente vc não vai querer ser amigo(a).Porque preto ou branco não enporta a condição tenque ter todos no coração!!Mylene aparecida de souza correia.7 ano B.

    ResponderExcluir
  12. eu entendi que as aparencua se engana porque as pessoas podem ser feias mas sendo um pessoa diferente ela e legal por isso nao jugue as pessoas pois ningue merece o que os outros dizem.
    aluna;karine ferreira 9b;

    ResponderExcluir
  13. as vezes as pessoas se engana con as outras mas a gente nao podemos acreditar nos que os dizem porque quem vai na cabeça dos outros sao piolho no inporta se vc e feio ou bonito.
    aluno ;maciel ferreira 9b

    ResponderExcluir
  14. AMANDA DA SILVA CORREIA14 de junho de 2012 às 06:59

    Eu achei esse texto interessante porque fala de uma menina que era feia mas quando ela cresceu ela ficou linda e ai ninguém mais caçoava dela.Mas as pessoas que faz isso e muito ruim a gente tem que conhecer o interior da pessoa não a beleza.
    aluna:AMANDA DA SILVA CORREIA.
    série:8 ANO "B".

    ResponderExcluir
  15. AMANDA DA SILVA CORREIA14 de junho de 2012 às 07:07

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. nossa o texto e muito legal mas a menina deve ter passado o maior apuro do mundo eu
    que nao queria estar no lugar dela no momento que ela viu oladao.
    aluna ;karine ferreira 9b

    ResponderExcluir
  17. as aparenca se engana pode ser feio ou bonito mas a menina passou um apuro com medo do ladao.
    aluno;maciel ferreira 9b

    ResponderExcluir
  18. O texto e´ muito legal porque ele fala de uma menina nasceu uma meninas feia os seus cabelos era muito amarelos os bichos tinha medo dela ninguem bricava com ela ,ela nao podia nem sair
    ela saiu lentamente de trais da arvore ela viu uma borboleta azul e possou no seu nariz
    no final da historia ela morreu com febre aos trinta anos numa casa abandonada
    aluna;cristina serie;7ano c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU ACHEI MUITO LEGAL, O TEXTO FALA SOBRE O SAPO E A BORBOLETA, E TAMBEM FALA DE UMA MENINA QUE ELA TIA NACIDO MUITO FEIA, DOS CABELOS AMARELO, E UM 13 ANOS ELA SE LEVOU UM SUSTO DA FEIURA DELA. Aluna; poli8ana boletti. serie;7 ano c

      Excluir
  19. bruna raasch coimbra2 de julho de 2012 às 14:49

    nossa essa historia e muito legal por que era uma menina feia aos 15 anos passou a ficar bonita e morreu aos 30 anos feia e achei estranho porque ela preferiu a amizade de todos do que o amor de um garoto e eu acho que ela gostava dela mas como o menino comecou a se misturar com os meninos ruins novamente.bruna raasch coimbra 7 ano b

    ResponderExcluir
  20. Paola Lagasse Alves 8*ano "A"2 de julho de 2012 às 18:47

    Esse texto fala da borboleta e o sapo porque não podemos julga as pessoas por aparência mais sim por o que ela é.Nâo importa idade mais temos que respeitar a todos.

    ResponderExcluir
  21. esse texto fala que nao importa se a pessoa é feia bonita mas vc tem que olhar por dentro no coraçao da pessoa.
    DHIEURY DA SILVA 9 anoA

    ResponderExcluir
  22. EU entedi queo sapo já nao apareci por um bom tenpo. por pouco tenpo ele foi um principe para ela. mas ela preferiua amizade de todos em vez do amor dele.adriele 7ºanoC

    ResponderExcluir